5.29.2011

Samba

O samba é um género musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. O samba e um símbolo nacional do Brasil. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anónima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Baía e se instalaram na então capital do Império.
Á medida que o samba se consolidava como uma expressão urbana e moderna, ele passou a ser tocado nas rádios, se espalhando pelos morros cariocas e bairros da zona sul do Rio de Janeiro. Inicialmente criminalizado e visto com preconceito, por suas origens negras, o samba conquistaria o público de classe média também.
Derivadas do samba, outras formas musicais ganharam denominações próprias, como o samba enredo.
Na dança samba todas as partes do corpo podem se movimentar independentemente uma das outras, isto quer dizer que certos centros de movimento se formam no decorrer da dança isoladamente um dos outros – este fenómeno é conhecido no mundo da dança como polizentria. De uma forma geral, as partes do corpo, as quais o homem costuma isolar, são: a cabeça, os ombros e o tórax; enquanto a mulher também o tórax, a barriga, a região do pélvis (quadris e nádegas), braços e pernas. Embora as diferentes partes da perna possam ser isoladamente movimentadas, assim como a parte superior como a inferior da coxa e o joelho, a fronteira entre a forma masculina e feminina de sambar é difusa.
Existem várias versões acerca do nascimento do termo "samba". Uma delas afirma ser originário do termo "Zambra" ou "Zamba", oriundo da língua árabe, tendo nascido mais precisamente quando da invasão dos mouros à Península Ibérica no século VIII.  Uma outra diz que é originário de um das muitas línguas africanas, possivelmente do quimbundo, onde "sam" significa "dar", e "ba" "receber" ou "coisa que cai". Ainda há uma versão que diz que a palavra samba vem de outra palavra africana, semba, que significa umbigada.
No Brasil, acredita-se que o termo "samba" foi uma corruptela de "semba" (umbigada),  palavra de origem africana - possivelmente oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos para o Brasil.
Um dos registos mais antigos da palavra samba apareceu na revista pernambucana. O Carapuceiro, datada de Fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama escrevia contra o que chamou de "samba d'almocreve" – ou seja, não se referindo ao futuro género musical, mas sim a um tipo de folguedo (dança dramática) popular de negros daquela época. De acordo com Hiram da Costa Araújo, ao longo dos séculos, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba".
Em meados do século XIX, a palavra samba definia diferentes tipos de música introduzidas pelos escravos africanos, sempre conduzida por diversos tipos de batuques.Também na década de 1960, surgiu o samba-funk.
O samba-funk surgiu no final da década de 1960 com o pianista Dom Salvador e o seu Grupo Abolição, que misturavam o samba com o Funk norte-americano recém-chegado em terras brasileiras. Com a ida definitiva de Dom Salvador para os Estados Unidos, o grupo encerrou as actividades, mas no começo da década de 1970 alguns ex-integrantes como Luiz Carlos Batera, José Carlos Barroso e Oberdan Magalhães se juntaram a Cristóvão Bastos, Jamil Joanes, Cláudio Stevenson e Lúcio da Silva para formar a Banda Black Rio. O novo grupo aprofundou o trabalho de Dom Salvador na mistura do compasso binário do samba brasileiro com o quaternário do Funk americano, calcado na dinâmica de execução, conduzida pela bateria e baixo. Mesmo após o fim da Banda Black Rio, em 1980, alguns DJ’s britânicos passaram a divulgar o trabalho do grupo e o ritmo foi redescoberto em toda a Europa, principalmente na Inglaterra e Alemanha.
A primeira escola de samba foi a Deixa Falar, fundada em 12 de Agosto de 1928 no Estácio (um bairro do centro do Rio). Na verdade a Deixa Falar nunca foi uma escola de samba e sim um bloco. Como os fundadores dela nessa época eram conhecidos como os mestres do novo género musical, a Deixa Falar ganhou o título de escola de samba. Os fundadores e sócios dela eram homens jovens, revolucionários, os quais pretendiam melhorar a relação entre os sambistas (pessoas, as quais estavam directamente ligadas ao mundo do samba, tais como: músicos, compositores e dançarinos) e a polícia, a qual sempre impedia que negros e mulatos festejassem o Carnaval em blocos pelo centro da cidade. Sem uma autorização oficial era proibido tocar samba e desfilar pelas ruas durante a época de Carnaval. Deixa Falar resistiu a proibição e organizou um pequeno desfile no bairro do Estácio e Praça Onze, no qual os outros blocos de outros bairros aderiram.
Deixa falar existiu por pouco tempo: 1933 ela já não mais existia, porém o primeiro passo foi tomado.
No decorrer das décadas o samba, até então visto como música não civilizada e as Escolas de Samba ganharam (passaram a gozar) não só de reconhecimento nacional , como também prestígio. 

“Quem não gosta de samba,
bom sujeito não é,
ou é ruim da cabeça,
ou doente do pé”.

Sem comentários:

Enviar um comentário