5.29.2011

Salsa


Como é normal, antes de uma dança, vem a música de que deriva. Esta dança não foge à regra.
     Sendo assim, os primeiros acordes da salsa já eram tocados no século XVI, com o nome de “som cubano”. Este som atingiu, no século XIX, uma grande popularidade. É uma mistura de música espanhola acompanhada de ritmos e instrumentos africanos, resultado da chegada dos escravos africanos às plantações dos colonos espanhóis. Salsa, em espanhol, significa literalmente tempero ou mistura, para dar uma ideia de sabor à música, querendo dizer que tem um estilo muito próprio.
         A salsa é uma descendente de várias danças cubanas, como o Mambo, Rumba e ChaChaCha. Além destas danças, também recebeu influências porto-riquenhas, caso da Bomba e Plena. A salsa, por estranho que pareça, recebeu ainda muito mais influências, todas elas muito diferenciadas.
      Podemos assim dizer, que a Salsa é uma dança que contém várias culturas e ritmos.
     Também é uma dança com características diferenciadas, de acordo com o país de onde se estiver.
      Esta dança foi apresentada, oficialmente, em nova Iorque por volta da década de 70 e é conhecida como dança latino-americana e reconhece grande liberdade de movimentos e improvisos, absorvendo muitas influências de outros países e povos.
Normalmente, esta dança é realizada a pares, acompanhada de ritmos de precursão rápidos, piano e mais que uma voz. A coreografia acaba por ser idêntica à do Mambo, com o número de passos e movimentos semelhantes, mas há uma particularidade que distingue as duas danças, na salsa utilizam-se muito mais voltas, os movimentos são executados para os lados e numa área fixe da pista.
Para se dançar salsa, correctamente, os praticantes desta modalidade têm de estar ligeiramente afastados e têm de manter o peso do seu corpo nas pontas dos pés. A mão direita da mulher e a esquerda do homem ou estão entrelaçadas ou dadas, enquanto a mão direita do homem é pousada no ombro esquerdo ou na anca da mulher. Também o braço esquerdo da mulher tem de estar levemente apoiada no do homem.
     Os passos desta dança são extremamente relaxados, o que permite uma maior fluidez e sensualidade do corpo. Com isto, os movimentos e passos são bastante relaxados e os movimentos dos braços acompanham de forma instintiva, dando uma naturalidade e beleza únicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário