5.29.2011

Tango


O Tango é mais do que simplesmente uma postura precisa e um passo estável. Foi desenvolvido na Argentina e no Uruguai no século XIX. No principio, esta dança era realizada com 2 homens. O Tango resulta da fusão de música europeia, africana e gaúcha. Inicialmente foi chamado de Tango Criollo ou simplesmente Tango. Existem numerosos estilos actualmente, como por exemplo o Tango Argentino, o Tango de Salão, o Tango Finlandês, o Tango Chinês, entre outros. O Tango Argentino é considerado como sendo o “autêntico” , já que é o mais parecido com o que se dançou originalmente em Buenos Aires, Argentina.
A música do Tango não tem uma origem clara, existem indícios que tenha surgido nas últimas décadas do século XIX, em Buenos Aires e Montevideu, com os instrumentos: violino, flauta e guitarra, como os estudos desta área não dispõem de muita documentação não se existem totais certezas.
O escritor e polemista argentino Jorge Luís Borges afirmou que o Tango apenas poderia ter surgido em Montevideu devido ao instrumento bandoneón que actualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900 pelos imigrantes alemães, pois o instrumento foi inventado por um alemão Heinrich Band.
Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de Tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes.
O Tango Dança é uma mistura de drama, paixão, agressividade e tristeza maioritariamente. Tem um compasso binário. Como a dança é rigorosa, a mulher mostra fragilidade e o homem agressividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário